Título: Almagesto (Vol.I)
Autor: Ptolomeu
Tradutor: Trad. do grego ao francês por M. Halma e notas de M. Delambre
Idioma: Francês
Editora: Desconhecida. Fonte: Biblioteca de la Facultad de Ciencias Astronómicas de la Universidad Nacional de La Plata.
Sumário: O Almagesto é um manual de astronomia escrito por Cláudio Ptolomeu por volta de 150 d.C. Originalmente intitulado Mathematike Syntaxis (“A Disposição Matemática”), ficou conhecido como Almagesto devido a uma corruptela árabe da palavra grega para “o maior”. Esta obra serviu como guia principal para os astrônomos islâmicos e europeus até o século XVII. O Almagesto está dividido em 13 livros, abordando uma variedade de tópicos, incluindo o modelo geocêntrico do universo, trigonometria, os movimentos do Sol, da Lua e dos planetas, e um catálogo de estrelas. Ele apresenta uma cosmologia geocêntrica em que a Terra está no centro de um universo esférico, com os corpos celestes se movendo em movimentos circulares uniformes. O trabalho de Ptolomeu foi fortemente influenciado por astrônomos anteriores, como Hiparco, e forneceu modelos matemáticos e tabelas para a previsão de fenômenos celestes. Apesar das controvérsias sobre a originalidade de suas observações, a habilidade matemática de Ptolomeu e o modelo geocêntrico por ele proposto tiveram um impacto duradouro na astronomia do mundo islâmico e da Europa medieval.
Direitos autorais: Esta obra está em Domínio Público.
Referências bibliográficas (ABNT): PTOLOMEU. Almagest (Vol. I). Biblioteca de la Facultad de Ciencias Astronómicas de la Universidad Nacional de La Plata. 1813.