A árvore e o rei

A narrativa crônica é um gênero literário genuinamente brasileiro. Escrevo esta narrativa curta como forma de reencontro — um resgate de fragmentos da infância e da memória afetiva, conectando-os, com autenticidade, a elementos simbólicos centrais da cultura popular brasileira.

Tiago Barreira

Quando era menino, meu mundo era pequeno. Trancado num apartamento, sem irmãos ou amigos, brincava sozinho no playground, com a empregada vigiando. Tinha meus bonecos, Legos e sonhos. Montava ruas e cidadelas de bloquinhos. Era comandante de exércitos, folheava atlas e gibis. O que mais queria era viver as aventuras da Turma da Mônica, no Bairro do Limoeiro.

Mas não conhecia o mundo de fora. Nunca joguei futebol, porque campinho eu nunca conheci. Do play, olhava a rua, melancólico. Havia uma árvore muito alta, atrás das grades do prédio. Havia algo nela — cheia de vida — que me abria para uma realidade maior. Nunca subi nela. O que será que havia do lado de fora? Aquele mundo misterioso, fora do alcance dos meus brinquedos. Maior do que o tamanho dos meus sonhos de apartamento.

Um dia, não sei se em sonho ou realidade, vi um rei passando naquela rua. Vestia um manto muito longo, arrastando pelo chão, e carregava um cetro na mão. Talvez fosse Carnaval. Fiquei fascinado com aquilo.

Outra vez, saí com a empregada para a padaria. Vi a rua movimentada: velhos aposentados jogando carteado na praça, uma tenda de macumba com uma boneca baiana na entrada — e cheiro de alecrim. A vida pulsava por ali, a cada esquina. Eu vivia no subúrbio do Rio de Janeiro.

Um dia, na escola, a professora disse: “No Brasil, o rei não governa.” Achei aquilo um disparate. “Existe, sim!” — fiquei refletindo mentalmente. Eu me lembrava daquele rei e daquela árvore, atrás das grades daquela rua.

A rua do lado de fora foi a minha prineira impressão de Brasil.

Subscribe for free to the Ágora Perene Magazine Newsletter and receive notifications of new essays

We don't spam! Read our Privacy Policy for more information.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *